5 de abril de 2011

Estado Vibracional

O Estado Vibracional é um formigueiro que sentimos percorrer o corpo ao adormecer - involuntariamente ou por indução consciente - ou ao acordar durante a noite. Esta vibração pode ser ligeira ou muito intensa, sendo que no último caso pode provocar dores físicas. Também é comum um zumbido intenso dentro dos ouvidos que faz parecer que a nossa cabeça está prestes a explodir (no meu caso, este zumbido intenso é comum quando, volta e meia, sofro a paralisia do sono).

Na Internet existe muita "matéria escura" dissociando este fenómeno da paralisia do sono, quando na realidade são uma e a mesma coisa. O que acontece é que às vezes passa logo em apenas um ou dois segundos, sem que as pessoas se apercebam que estavam paralisadas durante o processo. É atribuído por alguns a viagens astrais, devido a percepções fantasiosas que se podem vivenciar, mas essas percepções tratam-se apenas de alucinações produzidas pelo cérebro.

O sentimento de formigueiro ou choque elétrico ainda não é totalmente compreendido pela ciência, mas trata-se, provavelmente, de uma substância excitante emitida pelo cérebro para o corpo. O zumbido nos ouvidos é apenas uma vibração intensa dos tímpanos (membrana no ouvido médio) e/ou dos filamentos no interior de um osso chamado caracol (ouvido interno).

Pensa-se que o Estado Vibracional seja uma forma que o cérebro utiliza para "forçar" o sono, embora a mecânica e as razões para tal sejam desconhecidas pela ciência (a razão talvez seja uma mutação de um dos genes responsáveis pelo processo do sono).

24 comentários:

  1. Será que a paralisia do sono está associada à labirintite? já que um dos sintomas da labirintite é o zumbido no ouvido?

    ResponderEliminar
  2. Olá Lívia,

    Não está relacionado com a labirintite. Este zumbido é uma reacção fisiológica a um distúrbio neurológico (durante o sono) que ocorre em pessoas absolutamente saudáveis. É apenas uma das muitas complicações do processo do sono, sem relação direta com distúrbios fisiológicos de origem.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. passei por essa experiência pela primeira vez na vida aconteceu ha mais ou menos uma hora atras... quando recordo começo a chorar mas tudo começou alguns segundos após eu acordar de um sonho meio estranho. senti como se tivesse alguem "chacoalhando" meu corpo e em seguida tudo travou. fiquei meio confusa, tentava levantar gritar e tudo que sentia eram dois dedos batendo na minha testa. E ainda bem que não vi nada. tem gente que ve monstros fantasmas Tenho medo q isso aconteça. mas graças a Deus não vi nada, e tentei rezar o Creio em Deus. Eu achei que iria morrer ali. somente depois de pensar nessa oração, mesmo de maneira meio confusa, ai tudo voltou ao normal e eu sei q me encontrava na mesma posição na qual tudo começou.. sei que liguei a tv sentei na cama e senti minhas bochechas amortecidas. Ainda estou com dor na mandíbula, como se eu tivesse ficado muito tempo mascando algo...Foi Muito Tenso...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. tirando a parte da mandibula , eu tbm tenho isso , já aconteceu 3 vezes

      Eliminar
    2. Experimenta falar mentalmente eu te repreendo em nome de Jesus! Ou Clamar "o sangue de Jesus tem poder" com muita fé, só na sua mente! pra você ver se você não volta... É coisa maligna isso... Toda vez que eu tenho, faço isso e volta ao normal rapidinho!! Não sou fanática religiosa, mas faço isso sempre e adivinha? Vai cessando, cessando até parar... Porque acaba quando falamos em Jesus? Porque é obra do maligno! Onde a luz ilumina as trevas fogem!!! Pensem nisso!!

      Eliminar
    3. Porque quando você rezou o credo isso parou?? É obra maligna... Jejum tmbm é muito bom, depois que comecei não tenho tanto essas experiências desagradáveis...

      Eliminar
    4. Porque quando você rezou o credo isso parou?? É obra maligna... Jejum tmbm é muito bom, depois que comecei não tenho tanto essas experiências desagradáveis...

      Eliminar
    5. Experimenta falar mentalmente eu te repreendo em nome de Jesus! Ou Clamar "o sangue de Jesus tem poder" com muita fé, só na sua mente! pra você ver se você não volta... É coisa maligna isso... Toda vez que eu tenho, faço isso e volta ao normal rapidinho!! Não sou fanática religiosa, mas faço isso sempre e adivinha? Vai cessando, cessando até parar... Porque acaba quando falamos em Jesus? Porque é obra do maligno! Onde a luz ilumina as trevas fogem!!! Pensem nisso!!

      Eliminar
  4. sei como é isso! Sempre que eu acordo depois de uma paralisia do sono sinto o meu corpo inteiro vibrando intensamente, às vezes dura mais do que um minuto, às vezes não... Tenho a impressão de que a minha cabeça está mais pesada também.

    ResponderEliminar
  5. Tenho esse tipo de paralisia também. Tenho já há alguns anos e a conheço bem. Sei meio como controlar a intensidade da vibração e como sair dela. Às vezes é uma vibração boa, outras vezes ruim, com alguém gritando bem forte no meu ouvido com uma voz "demoníaca". Neste último caso quando estou sob stress elevado.

    Essa semana tive uma um pouco diferente, era uma vibração como as outras, mas bem forte e confortável. Normalmente eu interrompo a vibração mexendo aos poucos meus pescoço por causa da irritação nos ouvidos (zumbido muito alto). Mas dessa vez eu deixei correr.

    Depois de um tempo eu senti como se meus braços estivesses se abrindo, sabia que não era possível já que estava com duas cobertas grossas em cima de mim (frio de 8 graus). Mas era como se meus braços estivesses se abrindo, e involuntariamente.

    Depois deles abertos, senti como se alguma coisa tivesse puxando minhas duas pernas pra cima. De novo, só os "sentidos" das pernas. Achei que seria todo puxado para fora do corpo e ter o que muitos chamam de "viagem astral". Não acredito em nada disso, sei que é apenas algum mal funcionamento do cérebro ou algo parecido. Mas mesmo não sendo real, acontece dentro da sua cabeça (que é mais ou menos a mesma coisa, já que tudo acontece na nossa cabeça).

    Fiquei com medo de alguma coisa acontecer e eu não conseguir voltar (esse pensamento aconteceu em instantes enquanto estava sendo "puxado", acabar ficando em coma com minha mente "viajando" por aí. Mas resolvi deixar, lasquei um "foda-se".

    Deu que quando minhas "pernas" estavam bem elevadas e meu corpo começaria a ser puxado, eu acordei. Na verdade eu já estava acordado, digo que acabou a paralisia.

    De todas as paralisias vibratórias que tive, essa foi a mais sensacional. A vibração era muito confortante e prazerosa (não prazer sexual, um prazer relaxante, diferente).

    E isso só me acontece quando durmo virado pra cima, normalmente durmo de bruços. Espero que da próxima vez eu tenha a viagem completa, vai ser uma experiência muito diferente.

    Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. igualmente meu amigo !,pesquise mais sobre viajem astral, talvez n seja só coisa da nossa cabeça!

      Eliminar
  6. gente pra quem nao gosta da vibração o segredo para sair dela e abrir o olho isso mesmo quando vc sentir que ela enfraqueceu abre o olho nao precisa tentar mexer o corpo por que vc nao vai conseguir e vai ficar desesperado e ai vai ser pior, agora pra quem curte deixar a vibração dominar e ver ate onde chega a dica e pra fazer isso em um ambiente que nao tem barulho e nao pensar em nada deixa a mente vazia

    ResponderEliminar
  7. tenho muito isto e deixo me levar! Em alguns casos uma mistura de sonho consciente e viagem acontece. Já tive viagens com alguém acompanhando e já me vi na cama dormindo enquanto sentia todos os sintomas mencionados ! Já tive muito medo mas agora meio que me acostumei ! Sinto até um prazer !

    ResponderEliminar
  8. Affff!!!! Acabei de ter isso... tenho varias vezes,

    ResponderEliminar
  9. Não consigo abrir o olho e nem mexer o pescoço, fico bem consciente, o barulho me ensurdece

    ResponderEliminar
  10. Boa noite, acabei de passar por esse tipo de experiência, não sabia o que era e vim procurar, era barulho muito alto no meu ouvido, e parecia que eu ia cair da cama, e teve uma hora que senti que sai do meu corpo e voltei e em alguns momentos ouvidk alguém contanto uma história ao meu lado, mas não conseguia virar para ver quem era, , nesse exato momento sinto muitos calafrios, e estranho que lembro praticamente de toda experiência, achei interessante e um louco assustador, queria poder conseguir guiar

    ResponderEliminar
  11. Olá, conheci o blog hoje e o achei bastante interessante, haja vista que me identifico com muitas coisas abordadas neste post.

    Possuo alguns sintomas semelhantes aos relatados acima, mas não sei se se trata de paralisia do sono, estado vibracional, sei lá.

    Durante a madrugada, sinto algo muito estranho que envolve a mente e o corpo. Sinto um zumbido muuuuito forte no ouvido, o meu corpo fica arrepiado, sinto o corpo inteiro vibrar muito forte e o meu coração quase sai pela boca rs. Tudo isso vem acompanhado de um sentimento de medo terrível, até que eu acordo e aos poucos vou me acalmando.

    Obs: Tenho 23 anos de idade e já senti isso várias vezes, desde os meus 19 ou 20 anos. Durante esse processo nunca tive alucinação. Sinto o corpo vibrar muito forte, um barulho/zumbido muito alto no ouvido, calafrio e um sentimento de medo, como se eu estivesse uma presença ao meu lado. Outra coisa, durante o processo não consigo ter controle da situação.

    Isso pode ser paralisia do sono, estado vibracional, o que?

    Enfim, espero que alguém possa me esclarecer e dar uma direção a respeito disso, para que de alguma forma eu aprende a lidar com essa situação.

    Desde já, agradeço! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelos comentários ajudaram bastante eu tenho isso, quase toda semana que viu dormir no escuro e isso que durmo de lado , o corpo trava e o zumbido fica ate eu levantar , se eu ficar parado deitado e não tentar levantar e ligar a luz que seja da TV ele continua mesmo se eu deitar novamente

      Eliminar
  12. Eu tenho essa sensacao diversas vezes... mas ainda nao soube controlá-la... pois me desconcentro e acordo na hora... Uma das vezes eu controlei meu sonho e fiz tudo o que queria fazer... to doido pra rolar isso de novo... Nao é facil... mas a dica é manter a calma,e tentar nao despertar...e seguir com o sonho... dependendo do nível que a gente alcança, a coisa vai ficando mais interessante.

    ResponderEliminar
  13. Isso é terrível, parece que existe algo enfervecendo dentro do ouvido

    ResponderEliminar
  14. Isso é terrível, parece que existe algo enfervecendo dentro do ouvido

    ResponderEliminar
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  16. O que acontece comigo é diferente, já aconteceu até após o almoço, no sono da tarde. Não tenho nada de visões, ou sensações de paralisia no corpo, o que ocorre é que eu fico consciente e um zumbido extremamente alto,(muuuuuuito alto mesmo) toma conta da minha mente, no início eu ficava com medo, pois sempre há aqueles pensamentos ruins, mas após um tempo aprendi a controlar e focar para passar o mais rápido possível, mas então me veio a dúvida, será que seria bacana eu deixar rolar, me render e continuar com aquilo?
    Vale ressaltar também que quando tento mexer meus membros ou abrir os olhos o zumbido aumenta exponencialmente, até não aguentar mais, quando, geralmente acordo.
    Obrigado pela atenção.

    ResponderEliminar