Mensagens

A mostrar mensagens de novembro, 2011

Relato de Liliane Santos

Lembro-me de minha mãe contar que ela um dia passava esmalte semi-deitada na cama, ao contrário do normal, pois ela sempre fazia uma oração e dormia, mas naquele dia passou esmalte vermelho e, quando se recostou na cama para o esmalte secar, disse que viu ao seu lado uma espécie de anão que pulava e sorria para ela, e que estava sem forças, mas acabou por conseguir se cobrir e dormiu sem descobrir o que era. Já ouvi relatos dela de que estava amanhecendo o dia e sentiu algo pesado sobre si, a voz da minha irmã dizendo «Mãe», ouvir barulhos no banheiro... Coisas assim. Lembro-me de minha irmã também ter experiências assim, acho que é hereditário. Por volta dos meus 12 anos comecei a ter experiências assim. Sentia algo pesado em cima de meu peito, às vezes do pescoço, e várias vezes senti o corpo todo paralisado e um medo terrível de uma presença má. Eu lutava, lutava e conseguia então gritar «Mãe, quero dormir aí contigo», e ela dizia vem. Havia dias que o medo era tão grande que eu p

Introdução à Paralisia do Sono

Imagem
A paralisia do sono é uma condição na qual um indivíduo, quase a adormecer ou quando acaba de acordar, percebe que não consegue se mexer, falar ou gritar. Isto pode durar alguns segundos ou vários minutos. As pessoas afetadas frequentemente dizem que sentem uma presença que é quase sempre descrita como maléfica, ameaçadora ou má. Um intenso sentimento de ameaça e terror é muito comum. É normal que a presença seja vagamente sentida ou que se encontre um pouco ao lado para poder ser visualizada, o que faz aumentar o interesse, e outras vezes encontra-se aos lados ou aos pés da cama, mas como o indivíduo está paralisado não consegue mover a cabeça para a poder ver. Em outras ocasiões a presença pode atacar, estrangular ou pressionar o peito da vítima, para o desespero desta. Por mais estranho e assustador que isto possa parecer, trata-se apenas de um distúrbio do sono. Surgem muitas vezes interpretações espirituais destas experiências, mas essas interpretações são apenas o resultado

Paralisia do sono: sintoma ou enfermidade?

Existem três tipos de paralisia do sono: isolado, familiar ou patológico. Nos tipos isolado e familiar a paralisia ocorre ao acordar, mas no patológico a paralisia acontece ao adormecer. O tipo patológico caracteriza-se por a paralisia do sono ser apenas um sintoma de um outro distúrbio do sono, principalmente de narcolepsia ou de bruxismo noturno. Por isso, aqueles que experimentam a paralisia do sono ao adormecer devem consultar um médico para determinarem a enfermidade de que padecem. Quanto aos tipos isolado e familiar, a medicina do sono permanece em dúvida sobre se são enfermidades por direito próprio ou apenas sintomas. No tipo isolado a paralisia do sono parece ser apenas um sintoma de ansiedade, stress ou trauma emocional recente, enquanto que no tipo familiar parece ser uma enfermidade e não apenas um sintoma.

Como se libertar da paralisia do sono

Existem algumas técnicas que se pode utilizar para sair do estado de paralisia o mais rápido possível. As mais eficazes são as seguintes: piscar os olhos incessantemente, tentar mexer apenas os dedos dos pés (tentar mover um braço ou uma perna, que são músculos maiores, atrasa ainda mais o despertar) ou respirar profundamente várias vezes seguidas (o oxigénio em excesso desperta o cérebro num instante). Também é frequente a paralisia do sono ocorrer várias vezes durante uma mesma noite. Para evitar que ocorra mais do que uma vez basta, após despertar do primeiro episódio, olhar diretamente para uma luz forte durante um minuto, e aí voltar a dormir que certamente não ocorrerá mais nenhum episódio na mesma noite.

Paralisia do Sono

A paralisia do sono ocorre no período de transição sono-vigília e representa a persistência da atonia do sono REM na vigília, ocorrendo em até 33% da população geral. Durante o evento o indivíduo apresenta uma incapacidade de se movimentar ou falar. A maioria das pessoas acometidas refere a paralisia do sono como um evento assustador, pois frequentemente experimentam uma sensação de sufocamento e sensação de medo, como se estivesse sendo ameaçada por alguém. Em alguns casos ocorrem alucinações visuais e auditivas que só melhoram com o fim do evento. Esses episódios duram poucos minutos e seu final pode ser desencadeado por estímulo táctil ou um som que acaba por despertar o indivíduo. São muitas vezes confundidos com eventos de origem espiritual ou de contatos com seres extraterrestres. Esses episódios podem ocorrer após privação do sono, horários de sono irregulares, ingestão de álcool, consumo de drogas alucinogénicas e mais frequentemente em pacientes narcolépticos.

Distúrbio Comportamental do Sono REM

O distúrbio comportamental do sono REM é o contrário da paralisia do sono. É uma parassonia que ocorre durante o sono REM, na qual o indivíduo apresenta perda intermitente da atonia do sono REM, acompanhada de atividade motora consistente com a ocorrência de sonhos. Quem sofre deste distúrbio age conforme o sonho, podendo gritar, chutar ou atacar seu cônjuge. A lesão a si mesmo e ao companheiro de cama são frequentes.

Paralisia do sono tem mais incidência em estudantes

Do UOL Ciência e Saúde Em São Paulo A paralisia do sono é um distúrbio do sono que ocorre um pouco antes de dormir ou na hora de acordar. A pessoa sente o corpo todo paralisado, ainda que consiga mover os olhos, ela não é capaz de movimentar nenhuma outra parte do corpo. De acordo com um estudo publicado na revista Sleep Medicine Reviews , esse distúrbio é mais comum em estudantes e pacientes psiquiátricos. O autor do estudo, Brian Sharpless, falou que por mais assustador que a ocorrência possa ser, ela afeta menos de 8% da população. Para determinar o quão comum é a paralisia do sono, os pesquisadores analisaram dados de 35 estudos diferentes. Os cientistas descobriram que 20% dos mais de 36 mil pacientes estudados tinham tido pelo menos uma vez na vida um episódio desse tipo. Sendo que destes pacientes, dois grupos tinham maior incidência de ter tido paralisia do sono pelo menos uma vez, 28% eram estudantes e quase 32% eram pacientes psiquiátricos. Os dois grupos, mesmo di

Site sobre a Paralisia do Sono

Para aqueles que dominam o idioma inglês recomendo o seguinte site dedicado à Paralisia do Sono: spis.org.uk Introdução do Site "Welcome to our website. For the first time, UK sufferers of Sleep Paralysis, and their families and friends, can find out more about this unusual and normally harmless condition. We hope that you will take the time to read all the information on this website, and that it will answer any questions you might have. We are not medical professionals, nor are we a registered charity - we exist solely to help you. Our founder is even a sufferer of Sleep Paralysis himself."

Sons na Paralisia do Sono

Imagem
No vídeo abaixo temos uma simulação dos sons mais habituais que se ouvem durante a paralisia do sono. O mais comum é o ruído de fundo parecido com o de um rádio mal sintonizado.